PROJETOS VINCULADOS:

Bem-estar e cidadania: significados e práticas” – Projeto Rondon Operação Nordeste-Sul.
Saúde da mulher, criança e adolescente na Ilha das Onças: avaliação situacional de agravos e danos e promoção de atividades de educação” – Projeto vinculado ao Campus Flutuante (UFPA).
Análise Situacional e Promoção de Educação em Saúde na Ilha Grande e Cumbú” – PIBIC-JR (FAPESPA).
Saúde infantil de 0-5 anos em Soure e Salvaterra: avaliação e promoção” – Bolsa PIBEX.
Avaliação situacional e promoção de qualidade de vida em Tucuruí: levantamento epidemiológico e educação para o bem-estar e cidadania” – Projeto apoiado pela Prefeitura Municipal de Tucuruí.
Gerar, Nascer e Crescer Saudável: responsabilidade e comprometimento com a vida na promoção de educação em saúde” - Projeto Rondon Operação Grão Pará.

 

VÍNCULO COM PPPs:

 

a) desenvolver atividades acadêmicas processadas na interdisciplinaridade, inclusive como o primeiro desafio a ser superado; b) contribuir para elevação dos padrões de qualidade na formação acadêmica e qualificação de profissional e de docentes-pesquisadores, através da execução de atividades voltadas para o desenvolvimento de experiências inovadoras capazes de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, a multiplicação conhecimentos técnico-científicas, a instrumentação didático-pedagógica e o treinamento e capacitação dos recursos humanos; c) permitir um espaço de mobilização e desenvolvimento de desafios considerando o papel social da educação superior e pautada pela ética e cidadania, através da interação sistemática na, com e para a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo trocas de experiências em um processo crítico, de mútua aprendizagem e com percepção integral e interpretação das realidades, em nível individual e coletivo; d) contribuir com novas estratégias de desenvolvimento do ensino superior, através da realização e socialização dos conhecimentos adquiridos e dos resultados de atividades que oportunizem e incentivem a extensão e a pesquisa, como elementos norteadores do conhecimento na construção do trinômio ensino-pesquisa-extensão.

GRUPO GEPIGENCS - EQUIPE:

O Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Gerar Nascer e Crescer Saudável (GEPIGENCS) é formado por docentes e acadêmicos da UFPA e alunos do nível fundamental e médio da rede pública de Ensino Municipal e Estadual. Os docentes e alunos estabelecem um diálogo interdisciplinar articulando saberes sobre as temáticas desenvolvidas nos projetos na geração de conhecimentos numa percepção integral;

DOCENTES:
Profa. Dra. Iêda Maria Louzada Guedes,
Profa. Dra. Margarida Maria Celeira
Profa. Msc. Andrea do Socorro Campos de Araújo Sousa
Profa. Msc. Charliana Aragão Damasceno


ACADÊMICOS:
Enfermagem:
Ester de Melo Sena
Brenda Martins da Silva
Isis Vanessa Nazareth


Odontologia:
Patrick Baraúna Prieto
Pablyanne Tereza Louzada Guedes


Medicina:
Maksuel França Cruz Vieira
Salyanne Pelaes da Mota
Santiago Gonçalves da Silva
Suenny Kelhy Gondim da Silva
Keyla Adriana Gadelha Dias
Eliana Franco de Andrade
Amanda Auxiliadora Jennings da Costa Silva
Elias Bruno Santana Falcon
André Maciel dos Santos
Weice Mayane Cunha de Oliveira
Bruna Ranyelle de M. Sousa
Domitila P. Blanco Vieira
Karla Danielle Pinto Silva
Joyce Carmem Abreu da Silva
Kely da Silva Amaral


Nutrição:
Dyanara Almeida de Oliveira
Biomedicina:
Yasmin Nascimento Farias
Pedagogia:
André Viana da Silva
Brenda Martins da Silva
Serviço Social:
Vânia Regina Silva Pereira
Direito:
Alex Adam Martins Oliva
Administração:
Feliciano Luiz Conceição Rosas Junior

ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – PIBIC-JR:
Jéssica Oliveira
Maylson Barros
Renata Cardoso
Fernanda Valente Cardoso
Skarlat Carvalho
Thayanna Reis
Fabiana Xavier
Thainá Albuquerque
Olinda Costa de Almeida.

 

Processo seletivo – Projeto Rondon

O que é Projeto Rondon?

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

O Projeto Rondon envolve atividades voluntárias de universitários, buscando aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. O Projeto Rondon cria um espaço para universitários vivenciarem diferentes realidades do país, colocar em prática o que aprenderam em salas de aula e trocarem saberes. Permite ainda que após a interação com a comunidade, os rondonistas retornam à Universidade e reflitam sobre uma formação humanística, crítica e reflexiva e nesse contexto a sua contribuição como estudantes-cidadãos e futuros profissionais com a busca de solução para os problemas nacionais.

UFPA no Projeto Rondon 2009 – Operação Nordeste-Sul

A Universidade Federal do Pará foi selecionada para participar do Projeto Rondon – Operação Nordeste-Sul para atuar no município de Serra Redonda (Paraíba). O projeto selecionada foi "Bem-estar e cidadania: significados e práticas", coordenado pela Profa. Dra. Iêda Maria Louzada Guedes, pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Gerar, Nascer e Crescer Saudável (GEPIGENCS). A Coordenação GEPIGENCS no uso de suas atribuições, torna pública o Processo seletivo de rondonistas para desenvolverem o projeto citado na cidade de Serra Redonda no período de 17 de Julho a 2 de agosto de 2009. As vagas serão ofertadas para alunos de graduação em Medicina, Enfermagem, Direito, Serviço social e Psicologia. Para realizar a inscrição para concorrer a uma das vagas, o aluno deverá: a) ser aluno dos cursos citados, estar regularmente matriculado na UFPA na segunda metade da graduação do seu curso neste semestre e ter disponibilidade para participar dos treinamentos preparatórios para o Projeto Rondon, a serem realizados no mês de maio/junho/julho de 2009 de no mínimo 10 horas semanais.

As normas estabelecidas para participação e Ficha de inscrição encontram disponíveis nos arquivos abaixo.

Período de Inscrições: 27 de abril a 13 de maio de 2009.
Período de Seleção: 18 a 21 de maio de 2009.

Informações: coord.gepigencs@gmail.com

As inscrições deverão ser feitas preenchendo a ficha de inscrição e enviando para o e-mail: coord.gepigencs@gmail.com

PRINCIPAL | PROJETOS VEICULADOS | GRUPOS GEPIGENCS | PROCESSO SELETIVO